Como enviar o ficheiro SAFT



Instruções para extrair o Ficheiro SAFT

Se possui uma versão 21 com data anterior a 20 de fevereiro deverá atualizar o Gestwin com os ficheiros disponíveis AQUI (deverá extrair os ficheiros e substituir na pasta de instalação do Gestwin).

Atenção: Se possui uma versão 20, deverá fazer a atualização seguindo as instruções em http://www.softpack.pt/index.php/documentacao/actualizacao-do-gestwin/

 

Antes de extrair o ficheiro Saft deverá verificar se os seguintes campos se encontram corretamente preenchidos:

1. Tabela de Iva, confirme que todas as taxas de Iva, têm os campos “Tipo de Imposto e “Tipo de Taxa” corretamente preenchidos.

 

2. Parametrização dos documentos, confirme que os documentos FT – Fatura, FS – Fatura Simplificada, FC – Fatura/Recibo, NC – Nota de credito e ND – Nota de debito, têm a opção “Documento a incluir no ficheiro saft” activada e se a caixa abaixo deste item se encontra preenchida com o tipo de documento a que pertence. Verifique igualmente se está a afetar a conta corrente de clientes; este campo não pode estar preenchido com a opção “Sem influência”.

Nota: Apenas os documentos acima referidos deverão estar a afetar saft. Os documentos de fornecedores, não poderão ter as opções acima referidas ativadas.

3. Ficha da empresa:

  • Confirme que o campo Nome da empresa não tem símbolos tais como como “:”
  • Que o campo Conservatória do registo comercial, não tem descrições e símbolos tais como “sob o nº” ou “Nif nº”. Este campo deverá ser preenchido exactamente da seguinte forma:

Localidade do registo da conservatória (sem espaços entre si) seguido de 1 espaço e do nif da empresa ou nº de registo comercial

Exemplos:

CaldasdaRainha 123456789 ou

CaldasdaRainha 1234

Localidade

Notas: Localidades como Alcobaça, no campo do registo da Conservatória deverão ser escritos sem a cedilha, ex: Alcobaca. De igual modo, as localidades cujos nomes possuam acentos deverão ser inscritas no campo da Conservatória sem esses acentos. Por exemplo, Portimão deverá ser escrito Portimao.

Link para submeter o ficheiro saft no e-fatura

Alertamos todos os utilizadores do Gestwin que deverão submeter o ficheiro saft no seguinte Link:
https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt//enviarSaftAppletForm.action

Faq’s

Ao validar ou submeter o seu ficheiro, se lhe surgir uma das seguintes mensagens, deverá seguir as instruções abaixo:

1. Mensagem:

Ou
“cvc-pattern-valid: Value ‘Caldas da Rainha ‘ is not facet-valid with respect to pattern ‘([0-9])+|([a-zA-Z0-9-/]+ [0-9]+)’ for type ‘#AnonType_CompanyID’. Na linha 2:cvc-type.3.1.3: The value ‘ ‘ of element ‘CompanyID’ is not valid.”

Solução:

  • Ir á ficha da empresa e verificar se o campo da Matricula na Conservatória está corretamente preenchido. Ex: CaldasdaRainha 508156092. Isto é igualmente válido para o caso dos empresários em nome individual.

Retire todos os acentos, cedilhas, e símbolos tais como “º” ou “ª”.

2. Mensagem:

O elemento ‘Invoice’ no espaço de nome ‘urn:OECD:StandardAuditFileTax:PT_1.01_01’ tem um conteúdo incompleto. Lista de elementos possíveis esperados: ‘Line, DocumentTotals’ no espaço de nome ‘urn:OECD:StandardAuditFileTax:PT_1.01_01’.

Solução:

  • Ir á parametrização dos documentos e verificar se os documentos que afetam saft ( FT, FS,NC, ND) têm a caixa que está abaixo do item “documento a incluir no ficheiro saft” preenchida com o Tipo de documento a que pertence.

No caso de Fatura, deverá seleccionar FT, no cado de Nota de crédito, seleccione NC,Nota de débito, seleccione ND.

3. Mensagem:

Solução:
Verifique se na tabela de iva (Gestwin Gestão >Tabelas > gerais > Iva), todas as taxas de iva têm o tipo de imposto e o tipo de taxa preenchidos

4. Mensagem:

  • O Gestwin ao exportar o ficheiro, no final surge: Erro 202 – invalid patch or file name

Solução:
Verifique o nome do registo da licença: Gestwin gestão > menu configurador > licenciar aplicação; terá de ter apenas o nome da empresa ou empresário, não podendo ter o sinal “ : “

Exemplo:

  • XPTO de: Maria das Flores Jardim – Incorreto 
  • XPTO de Maria das Flores Jardim – Correto

Se mesmo assim, o seu ficheiro Saft não for submetido com sucesso, deverá envia-lo para a Softpack, afim de ser analisado.

Solicitamos que no assunto do email coloque “Ficheiro saft inválido”.

 

Vídeos explicativos

Leia também:

Atualização novo SAFT (portaria nº 160/2013)